07 novembro 2013

Curso Básico Comportamente de Incêndio Florestal

Exmo(a) Senhor(a)

Os incêndios florestais continuam a ser um dos desastres naturais de mais complexa gestão, não só em Portugal mas um pouco por todo o Mundo. Infelizmente o ano de 2013 foi particularmente devastador, quer em termos de área ardida, quer em termos de perdas humanas. Aquilo a que assistimos este ano não é novo. 

Os esforços na formação que as Entidades Nacionais responsáveis e o CEIF têm vindo a fazer não serão porventura ainda suficientes para chegar a todos os envolvidos no combate aos incêndios florestais. Não é suficiente que a formação chegue apenas aos chefes de equipas. Todos os envolvidos devem fazer um esforço por melhorar os seus conhecimentos, pois são eles os primeiros responsáveis pela sua própria segurança.
 
Os aspectos ligados ao comportamento do fogo e sobretudo à segurança dos agentes envolvidos no combate têm sido ao longo dos últimos anos o principal objecto de estudo do grupo do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF).

A actividade de investigação científica, em qualquer ramo, só faz sentido se houver transmissão de conhecimentos para a comunidade em geral e em especial para quem deles necessita no dia-a-dia. É por este motivo que, mais uma vez, o CEIF irá promover duas acções de formação relacionadas com os temas que investiga:

Curso básico sobre comportamento de um incêndio florestal – 8 de Novembro de 2013

Curso sobre segurança pessoal no combate aos incêndios florestais – 17 de Janeiro de 2014

Os temas serão abordados pela equipa do CEIF, com a coordenação do Professor Domingos Xavier Viegas. Os dois cursos terão lugar no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Pólo II).

Com os meus melhores cumprimentos
 
Domingos Xavier Viegas