26 novembro 2013

CARVALHAL/Sertã – Incêndio desaloja família

Uma casa de habitação ardeu quase completamente, no passado domingo, em Amieira, na freguesia do Carvalhal, concelho da Sertã, deixando sem teto uma família de cinco pessoas onde se incluem três crianças. 

Sem se aperceberem de nada o fogo tomou por completo a cobertura da casa e quando se aperceberam já pouco havia a fazer.

Angustiada, Fátima Felizardo, proprietária da habitação, lembra os momentos de pânico quando ouviu estoirar “fomos à cozinha e vimos já tudo a arder”. “Ainda fomos procurar uma mangueira com água mas pouco havia a fazer a cobertura estava já toda a arder”. Os poucos haveres desta família estavam ali guardados. “Perdi tudo, a roupa melhor das crianças, cobertores, os álbuns de fotografias dos batizados, tudo ficou destruído” dizia-nos entre lágrimas.

Um curto-circuito poderá ter estado na origem deste incêndio. 

A junta de freguesia do Carvalhal já acionou todos os mecanismos possíveis para auxiliar esta família e Joaquim Santos, presidente da junta, gostaria que as ajudas chegassem rápido pois “com o passar dos dias a chuva poderá destruir o que resta”. Para tal já reuniu com o presidente da câmara para acelerar o processo. 

Neste momento este caso está já nas mãos da ação social da autarquia, conforme soube a Condestável. O presidente da câmara garante que tudo está a ser feito para ajudar esta família e nesse sentido “já seguiu uma ajuda em roupas e outros géneros da ação social, agora vamos também ajudar na recuperação do telhado da habitação. Ainda está em estudo se será através de um subsídio em dinheiro ou em materiais” disse José Farinha Nunes.
Esta família foi acolhida por familiares já que a habitação ficou sem condições de habitabilidade.
Nesta altura está já a decorrer uma "onda de solidariedade" e os interessados em entregar donativos podem fazê-lo na junta de freguesia do Carvalhal ou diretamente à malograda família.

Fonte: Rádio Condestável