23 novembro 2013

B.V.Esmoriz: “Vidas em risco”

esNão é apenas um exclusivo deste mês de Outubro, tem sido lamentavelmente, uma quase constante neste ano 2013.

Azarado ou não, por ser treze, a verdade é que todos os meses os Bombeiros de Esmoriz se têm confrontado com tentativas de suicídio, algumas conseguidas, outras felizmente, interrompidas a tempo.

Mas mais do que a acção operacional de socorro há uma acção de apoio psicológico e uma tomada de consciência cada vez mais profunda de que a vida de muitos indivíduos e famílias está de tal forma complicada que, para alguns o desespero leva a actos de tentativa de atentar contra a própria vida.

Depois há as formas mais habituais de pôr a vida em risco, que é a circulação nas nossas estradas. Desde a movimentada A29, às mais locais mas não menos preenchidas de veículos e peões, estas foram palco de vários acidentes e atropelamentos, felizmente sem consequências muito gravosas.

Contudo, com as primeiras chuvas, os despistes voltaram à ordem do dia. Noutra estrada, a do caminho de ferro, e depois de uma ocorrência em final de Setembro, mais um caso de atropelamento mortal, perto do apeadeiro de Maceda.

As preocupações com as descargas de água das chuvas, inundações e a perspectiva de agitação marítima também fizeram parte deste mês de Outubro, com vários em alerta amarelo e laranja devido à intensidade dos elementos da natureza, sem consequências graves, felizmente.

Os incêndios de carácter urbano ainda fizeram igualmente parte dos números que ode conferir no resumo das ocorrências de Outubro.

es1