26 novembro 2013

Bombeiros Voluntários de Sines atingiram este mês a 1500 activação INEM

INEM SinesOs Bombeiros Voluntários de Sines atingiram este mês a 1500 activação INEM desde o início do ano.
Comparativamente ao ano transacto este é um acréscimo de serviços com critérios de urgência INEM.

Tanto o Corpo de Bombeiros como os Órgãos Sociais da Associação têm tentado incutir na população de Sines a necessidade de contactar primeiramente o INEM, através da linha 112, ao invés do número directo de socorro que liga ao Quartel.

Este facto veio a ser reforçado a meio do Verão com as novas directrizes do INEM, que passou a atribuir fichas CODU (activação INEM) unicamente a situações que sejam triadas pelo 112. Estes factos contribuíram para o aumento significativo que tem vindo a ser constatado pelos Bombeiros Voluntários de Sines.

Actualmente o Bombeiros de Sines têm um veículo INEM, tripulado essencialmente por tripulantes de ambulância de socorro. Ao mesmo tempo o Corpo de Bombeiros tem mais 5 ambulâncias de socorro que podem igualmente desempenhar com as devidas condições a mesma função que o Posto Emergência Médica.

Uma das bandeiras do Comando para a Emergência Médica continua a ser a formação das suas equipas de Socorro e, futuramente, está previsto a formação de novos elementos TAS (tripulantes de ambulância de socorro), além da contínua recertificação dos já existentes.