16 outubro 2013

Sismo nas Filipinas vitimou mais de 100 pessoas

O sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter, que atingiu esta terça-feira, 15 de Outubro, o centro das Filipinas, vitimou mais de uma centena de pessoas.

De acordo com o mais recente balanço das autoridades locais, divulgado esta quarta-feira, 16 de Outubro, o tremor de terra provocou pelo menos 107 mortos e 276 feridos.

O número de vítimas poderá aumentar nas próximas horas, visto que várias pessoas permanecem desaparecidas. Equipas de emergência continuam nas zonas mais afectadas à procura de sobreviventes.

As ilhas de Bohol e Cebu, no centro das Filipinas, foram as mais afectadas pelo terramoto, que destruiu vários edifícios históricos.

O sismo foi registado às 08:12 (01:12 em Lisboa) desta terça-feira, com epicentro a 33 quilómetros da localidade de Carmen, na ilha de Bohol, a uma profundidade de 55 quilómetros.

As Filipinas estão localizadas no designado «anel de fogo» do Pacífico, uma região que é atingida frequentemente por sismos, a maioria dos quais de baixa intensidade.

Trata-se do pior tremor de terra a afectar as Filipinas nos últimos anos. Em Julho de 1990, um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter vitimou mais de 1500 pessoas na ilha de Luzon.

Fonte: Jornal Digital