18 outubro 2013

Novo quartel dos Bombeiros de Barcelinhos aprovado pela Proteção Civil

O projeto do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, em Barcelos, já foi aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, um "passo decisivo" para a concretização de "um sonho muito antigo" da corporação, disse hoje o comandante.

Segundo José Beleza, com a aprovação, "estão abertas as portas para o sucesso" da candidatura do investimento a fundos comunitários, através do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

"É um passo decisivo para a concretização de um sonho que acalentamos há muito tempo. O novo quartel é uma necessidade inadiável, porque é impossível trabalhar nas atuais condições", acrescentou.

O responsável referiu-se, em concreto, à falta de espaço, enfatizando a inexistência de camaratas para mulheres, quando a corporação tem 30 elementos do sexo feminino.

Além disso, a "maior parte" das viaturas fica "guardada" na rua, devido à exiguidade do atual quartel.

"Temos 130 operacionais mais 40 estagiários. Temos ainda mais cerca de 40 elementos da fanfarra e perto de 25 mil sócios. É impossível viver nas atuais condições", referiu José Beleza.

A localização do edifício, "encravado" junto ao rio Cávado, é outro dos "graves problemas" com que a corporação se debate.

O novo quartel está projetado para um terreno próximo do cemitério de Barcelinhos, "num ponto estratégico em termos de saídas rodoviárias, que dá acesso para todos os lados".

O novo equipamento vai custar 1,6 milhões de euros, estando a corporação "preparada" para assumir a fatia que lhe compete.

"Pela nossa parte, está tudo preparado para o início da obra", rematou o comandante.

Fonte: Porto Canal