19 outubro 2013

Bombeiros recebem equipamento

As corporações de bombeiros do distrito de Bragança vão receber equipamento individual para os soldados da paz. O reforço de material resulta de uma candidatura efectuada pelas comunidades intermunicipais.
Depois de um Verão difícil, o presidente da Federação de Bombeiros de Bragança, Diamantino Lopes, diz que este material é uma ajuda importante para as corporações.
“Esse equipamento corresponde, aproximadamente, a 400 pares de botas, 400 calças, 400 dólmenes, cerca de 320 pares de luvas, 150 capacetes florestais e 150 cógulas, que é uma protecção contra o fogo que se usa por baixo do capacete. Este material faz alguma diferença, porque vem reforçar o equipamento já existente”, salienta o responsável. 
Ainda assim, o presidente da Federação diz que este material não chega para repor aquilo que se perdeu durante o Verão. “É verdade que houve muito desgaste. No entanto, esta candidatura era anterior à época de incêndios e não vem repor o material perdido neste Verão, nomeadamente no grande incêndio que afectou os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo”, salienta o dirigente. 

Fardas de qualidade

Diamantino Lopes alerta, ainda, para a necessidade de dotar as corporações de bombeiros de equipamento de qualidade.
“Os bombeiros precisam de mais material e material de maior qualidade. É preciso que o equipamento individual dos bombeiros se aproxime do equipamento que usam os elementos da GNR que estão a fazer serviço no combate a incêndios e os ‘canarinhos’ também, porque esse equipamento é mais resistente ao fogo. E penso que seria uma boa medida se se equipassem todos os bombeiros do País com esse tipo de equipamento”, defende o responsável.
O presidente da Federação sublinha que este investimento é fundamental para salvar vidas. “É caro, mas para salvar vidas não se deve olhar a meios. Seria o Ministério da Administração Interna a desenvolver uma campanha para dotar todos os corpos de bombeiros com esse equipamento”, acrescenta Diamantino Lopes.
Este equipamento individual deverá estar ao serviço dos soldados da paz no próximo Verão.

Fonte: Jornal Nordeste