04 maio 2013

4 de Maio - Dia Internacional do Bombeiro


O Dia Internacional do Bombeiro (em inglês, International Firefighters' Day (IFFD)) é comemorado em 4 de Maio.

Foi instituído após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo em 4 de Janeiro de 1999 devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias em um incêndio na Austrália.

O 4 de Maio é o dia tradicional dos bombeiros em vários países da Europa, porque é o dia de São Floriano, patrono dos bombeiros.

Portugal tem um clima mediterrânico que se caracteriza pela estação quente no período mais seco do ano, favorecendo a ocorrência de grandes fogos florestais dada a facilidade de propagação devido ao estado de secura que a vegetação normalmente se encontra. A alternância de uma estação chuvosa com um período seco e quente permite a elevada produção de biomassa vegetal, que arde facilmente no Verão.

Os incêndios florestais são um dos factores potencialmente responsáveis pela alteração dos valores ecológicos/económicos e da paisagem.

Considerados como os Homens da Paz, os Bombeiros têm um papel fundamental no combate e na defesa do nosso património contra os grandes incêndios que todos os anos deflagram e devastam milhares de hectares no nosso país. Nos últimos 10 anos, morreram em Portugal cerca de 60 bombeiros em serviço, envolvidos no combate aos fogos florestais.

Os bombeiros Portugueses cobrem uma área total de 92.391 km2. No nosso país existem cerca de 40.000 bombeiros distribuídos em 452 corpos de bombeiros, divididos entre 6 corpos de bombeiros sapadores (totalmente profissionais), 21 corpos de bombeiros municipais (integram profissionais e voluntários), 431 associações de bombeiros voluntários (integram voluntários e permanentes) e 14 corpos de bombeiros privados (dentro de empresas).


Obrigado, e...

Parabéns por seres Bombeiro!!


      Marco Francisco
diariobombeiro@gmail.com