19 abril 2013

Boston: Foto que mostra suspeito e vítima de 8 anos torna-se viral

Uma fotografia onde, alegadamente, se pode ver um dos bombistas de Boston, a mochila usada no atentado e Martin Richard, a criança de 8 anos que perdeu a vida na maratona, está a correr o mundo via redes sociais.
A Internet continua a acompanhar, segundo a segundo, os desenvolvimentos das explosões de Boston. Uma verdadeira caça ao homem está montada na cidade, que já resultou na morte de um dos suspeitos e na divulgação de diversas informações oficiais sobre o segundo.


Online, muitos não pregaram olho esta madrugada, seguindo todos os acontecimentos em Boston através dos ecrãs dos seus computadores. No fórum de publicações sociais Reddit, que tem dado que falar nos últimos dias, diversas informações foram sendo partilhadas até ao nascer da manhã em Boston.

No meio do frenesim online com os bombistas de Boston, e assim que foi confirmada a sua identidade pelo FBI, uma fotografia tem ganhado especial carácter viral: nela, podemos ver Martin, a criança de 8 anos que morreu nas explosões, e Dzhokhar Tsarnaev, identificado pela polícia como o suspeito número 2, e que se encontra a monte. Para além deles, ainda é possível ver a família de Martin, que o rodeia, e a mochila onde, alegadamente, estaria o engenho explosivo que custou a vida à criança e a outras duas pessoas.

A autenticidade desta fotografia viral não foi, no entanto, confirmada pelo FBI até ao momento. Também se desconhece, para já, a sua autoria. Aliás, as forças policiais norte-americanas têm pedido muita cautela com a divulgação de informação não confirmada, depois dos esforços do Reddit e 4Chan terem levado à má identificação de um jovem como suspeito. Mesmo assim, a imagem tem sido partilhada por alguns meios de comunicação, como o Telegraph, por exemplo, onde se explica que o suspeito estava a "três filas" de distância da vítima. Outras fotografias do género deverão ver a luz do dia nas próximas horas, agora que os internautas já têm certezas quanto à identidade dos terroristas.

Fonte: BLOGUE DE DANIELA ESPÍRITO SANTO